Quais são as características de um NG antivírus?

Quais características de um NG antivírus o tornam diferente dos demais softwares do gênero? Entenda as diferenças e peculiaridades dessas novas plataformas.

Os scripts maliciosos e malwares evoluem em escala exponencial. Para combatê-los, surgiu um novo tipo de produto. Mas quais são as características de um NG antivírus e o que o faz tão mais efetivo em relação a novas ameaças?

Se você ainda não leu nosso post sobre o que é NG Antivírus, sugerimos a leitura para melhor entendimento desse conteúdo. Clique aqui.

O NG antivírus ou next-gen AV são aqueles produtos da área de antivírus ou antimalware unidos por algumas mesmas características. Vejamos então quais são elas.

Enfrentando o desconhecido

Alguns especialistas divergem em particularidades que determinam se um antivírus é ou não NG. Contudo, concordam em um aspecto: o NG antivírus é aquele que enfrenta ameaças antes de conhecê-las.

A velocidade de evolução das pragas digitais, malwares, ataques de hackers e outros tornaram a clássica abordagem insuficiente. O antivírus tradicional compara arquivos e scripts suspeitos com seu banco de dados de assinaturas. Uma vez que identifica uma assinatura suspeita, aciona seus mecanismos de remoção, quarentena e tratamento.

O NG antivírus, ou mesmo antimalware, é uma solução de endpoint protection capaz de detectar mesmo ameaças para as quais não possua referência de assinatura ou base de dados. Sim, atualizações ainda são necessárias, mas esses softwares podem lidar com ameaças mesmo antes de elas ganharem páginas dos jornais.

Novas abordagens

As grandes produtoras de antivírus e empresas especializadas em segurança digital mudaram a frente de ação. Softwares como os pacotes de endpoint protection da Sophos, por exemplo, não dependem apenas de assinaturas de malwares para reconhecer ameaças.

O segredo do NG antivírus está em monitorar e identificar comportamentos suspeitos. Isso faz com que “zero-day exploits” e outras ameaças ainda não registradas possam ser combatidas. Os pacotes mais avançados ainda possuem tecnologia para realizar essas buscas e análises sem comprometer a performance.

Preocupação com o usuário

Sistemas tradicionais de antivírus possuíam outro problema: o desempenho. Você provavelmente já teve de parar para o café ou mesmo ficar “de molho” por um dia inteiro por conta de antivírus e atualizações.

O foco principal da abordagem tradicional está em deter e remediar, não no uso do computador em si. Um NG antivírus possui, hoje, algumas características que vão além do serviço que presta em termos de proteção:

  • Baixo impacto no usuário e suas tarefas
  • Redução de falsas detecções
  • Combate a scripts maliciosos desconhecidos
  • Habilidade de operar fora da rede
  • Testado e aprovado por terceiros em uso
  • Facilidade de uso e plataforma simples e intuitiva
  • Prevenção de ataques, ao invés de apenas gestão
  • Gestão de redes, devices múltiplos e diferentes perfis de usuários

Problemas de gestão

A segurança da informação hoje é uma área que demanda profissionais especializados. Grandes empresas possuem, inclusive, equipes diferenciadas para TI e segurança digital. As ameaças multiplicam-se e tornam-se mais avançadas diariamente.

Gerir trabalhos e segurança em grandes redes é um desafio. As plataformas de hoje, e nisso incluem-se os mais modernos suites de NG antivírus e endpoint protection, precisam oferecer ferramentas de gestão. Às vezes, mais do que apenas prevenir ataques, é preciso criar processos que facilitem essa prevenção. O NG antivírus também surge como uma ferramenta de facilitação do gestor de segurança da informação.

 

Agora que você já entendeu o que é um vírus de computador, sugerimos a leitura de dois posts “Para que serve um Endpoint Protection” e “Vantagens do Sophos Endpoint Protection“.

Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do blog@triplait.com.

Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!

 

 

Queremos dar crédito aos sites onde tiramos algumas ideias para a criação de nosso post. Afinal o conhecimento é compartilhado.

Invincea

 

 

Powered by WP Review