Qual o melhor antivirus corporativo segundo o Gartner?

Com base no último relatório, conheça o melhor antivírus corporativo segundo o Gartner e veja porque são esses os campeões do segmento.20

Uma pergunta sempre aparece em reuniões de TI em empresas: qual o melhor antivírus corporativo? Dezenas de entidades oferecem análises e ranking para responder a essa questão, mas talvez ninguém melhor que a consultoria Gartner para definir os líderes do segmento, resolvemos então recorrer ao Gartner para responder  a pergunta: qual o melhor antivirus corporativo segundo o Gartner?

A Gartner utiliza atualmente uma análise de softwares e sistemas que apelida de Magic Quadrant (ou “quadrante mágico”). Os sistemas são dispostos em um gráfico, conforme sua performance para executar as tarefas e sua visão global. Como estamos falando de antivírus corporativo, análises por quadrantes são sempre bem-vindas.

Qual o melhor antivirus corporativo segundo o Gartner?Como você vê na imagem, os LÍDERES de mercado são exatamente aqueles que apresentam um bom desempenho de execução e, ao mesmo tempo, enxergam de modo claro os desafios do futuro.

Os “challengers” são aqueles que dominam uma boa fatia de mercado e têm boa execução, mas não se mostram preparados para futuros desafios. A Gartner ainda coloca alguns produtos como VISIONÁRIOS, ou seja, aqueles de desempenho limitado, porém bem preparados para situações que ainda estão por vir.

Finalmente, há aqueles players de nicho, que atuam em um segmento específico de mercado com sucesso, mas geralmente são superados em desempenho por soluções mais globais.

Antivirus corporativo lideres do Gartner

Essa é a pergunta que todo especialista em TI deve se fazer. Bem, a Gartner proporciona um ranking completo, com uma visão em duas variáveis e uma análise completa das condições de mercado. Todos os anos, a consultoria emite um grande relatório, posicionando as principais soluções existentes e sua colocação em relação à demais – explicando a fundo cada conclusão.

Qual o melhor antivirus corporativo segundo o Gartner?

Observe o quadrante da Gartner 2017 e você verá, dentro das análises efetuadas, TOP 4 soluções na liderança do segmento de antivírus corporativo:

  • Sophos
  • Trend Micro
  • Symantec
  • Karpersky Labs

Em suas conclusões para o relatório de antivírus corporativo, a Gartner justifica suas escolhas uma por uma. Cada um dos líderes é avaliado conforme diversos critérios e minuciosamente em cada uma de suas ferramentas.

Gartner 2017 – Destaque

14 Anos seguidos como líder no gartner

A Symantec é a maior empresa de segurança digital do mundo e a única empresa do setor de antivirus – endpoint a aparecer como líder do Gartner por 14 anos consecutivos. O Symantec Endpoint Protection 14 ou SEP14 introduz uma série de rotinas de machine learning e inteligencia artificial de análise heurística que diferenciam sua solução de Endpoint Protection. O relatório do Garner destacou os seguintes diferenciais do SEP14:

  • O Memory Exploit Mitigation, como destaque para avaliar vulnerabilidades em endpoints dentro do uso de softwares populares.
  • Symantec Data Center Security oferece agora melhor visibilidade e segurança para operações e aplicações em Docker.
  • Uma rede de inteligência global suportada pela Symantec para auxílio na operação de sistemas de antivírus corporativo, com mais de 175 milhões de endpoints e integração com a rede de inteligência da Bluecoat, permitindo a detecção mais precisa de ameaças
  • O Symantec Risk Insight, integrado ao sistema do SEP 14 para fornecer uma visão mais completa da exposição de empresas a riscos, englobando inclusive suas cadeias de clientes e fornecedores, para reforço de políticas e protocolos de segurança da informação

Gerencia Simples e Poderoso Anti-ransomware

A Sophos ocupou lugar de destaque líder do quadrante Gartner 2017 pelo 4 ano consecutivo. A solução Sophos Central Advanced + Intercept X  é uma plataforma em nuvem completa para gerir a proteção de endpoints de forma simples e intuitiva, incluindo criptografia e controle de dispositivos para endpoints e servidores Windows e Linux, dispositivos móveis iOS e Android. Além disso, a console gerencia as ferramentas de segurança Web, Email e Wireless. O Sophos Intercept-X, considerado o melhor produto antiransoware do mercado, possui agora compatibilidade com endpoints e antivirus de diferentes fabricantes.

O Sophos Endpoint Protection ainda opera com a ferramenta Sophos Synchronized Security, que permite que endpoints e firewalls compartilhem informações e inteligência sobre ameaças e ataques, com o poder de isolar endpoints do restante do sistema.

Outras soluções lideres no Gartner:

A solução da Trend Micro é outra destacada no relatório da Gartner. O cliente do OfficeScan XG oferece hoje uma das melhores posturas para proteção corporativa contra malwares, com ferramentas de detecção de pré e pós-execução. O OfficeScan XG ainda oferece suporte otimizado para Vmware, Microsoft Azure e AWS, um apelo adicional no mercado corporativo nos dias de hoje.

Finalmente, a sempre bem posicionada Karspersky Labs, oferecendo também boa capacidade de detecção de ameaça em sua solução, com a ferramenta do Kaspersky Anti Targeted Attack (KATA) e uma especial atenção a alvos costumeiros de ataques e problemas de vulnerabilidade, como rotinas em Java, Flash e aplicações em browsers.

 

Agora que você entendeu melhor sobre o cenário dos antivírus corporativos, sugerimos a leitura de dois posts “Sophos Endpoint Protection – Proteção contra ameaças avançadas” e “Sophos XG Firewall – Subscrição e Licenciamento“.

Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do blog@triplait.com.

Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!

 

 

Queremos dar crédito aos sites onde tiramos algumas ideias para a criação de nosso post. Afinal o conhecimento é compartilhado.

Fontes:

Sophos

Gartner Methodologies

Symantec

Barkly

 

 

Powered by WP Review